SMDH celebra 39 de fundação

No dia 12 de fevereiro de 2018, a Sociedade Maranhense de Direitos Humanos (SMDH) comemora 39 anos de existência, atuando na promoção, proteção e defesa dos Direitos Humanos Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais (DHESCA).

Essa atuação se dá em frente a uma conjuntura de grandes desafios em termos da violação de direitos, em particular, de determinados grupos vulneráveis.

Vivemos um cenário político de retirada de direitos historicamente conquistados e garantidos pela Constituição Federal de 1988 e, até mesmo, desvios em relação ao funcionamento democrático das instituições. Nestas, verifica-se o agravamento da violência na sociedade e o crescimento do autoritarismo em relação aos órgãos do Sistema de Justiça e Segurança Pública.

Assim, ampliam-se os desafios a serem enfrentados por entidades de Direitos Humanos e protagonizados por diversos movimentos sociais, inclusive, com criminalização, ameaças e extermínios praticados por Defensores de Direitos Humanos, nos diversos âmbitos de atuação, onde se destacam desafios históricos estruturais, no país, como conflitos agrários em relação a ocupantes de terras, quilombolas, indígenas e, no contexto urbano, uma escalada do genocídio da juventude negra periférica.

Ao longo desse tempo, essa luta tem sido construída mediante parceria com diversas outras instituições atuantes na área, a fim de fortalecer a institucionalidade democrática e a consolidação de conquistas sociais. No momento presente, essa luta tem sido para barrar retrocessos no campo dos Direitos Humanos.

Para resgatar a memória da trajetória da SMDH nas últimas quatro décadas, será iniciado um ciclo de depoimentos desses diversos parceiros históricos da entidade e serão promovidos outros eventos, considerando que, no próximo ano, esse ciclo será concluído com a comemoração dos 40 anos da instituição.

Deixe um comentário