Brics concede prêmio especial à maranhense Maria dos Remédios

A médica infectologista maranhense Maria dos Remédios Freitas Carvalho Branco ganhou o Prêmio Brics Women’s Innovation Competition Award, concedido pelo Brics, em reconhecimento ao combate à pandemia de Covid-19.

A cerimônia de Premiação do Brics Women’s Innovation Competition Award ocorreu em Beijing, no dia 31 de maio, num modelo híbrido, presencial e online. Foram 15 ganhadoras, três de cada país, que receberam o Prêmio Mulan. Além disso, em cada país do grupo (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) foi escolhido um projeto liderado por mulheres que se destacou no combate à pandemia de Covid-19. As vencedoras serão convidadas a visitar a China como uma oportunidade de intercâmbio e capacitação.

O prêmio selecionou destaques nas áreas de inovação e empreendedorismo. No Brasil, as vencedoras do Prêmio Mulan foram Renata Tomazeli, CEO do Youfeel Health, Marciele Delduque, fundadora da Rede Marianas Mulheres que Inspiram, e Monica Pinhanez, co-fundadora da Zeka Educação Digital.

Maria dos Remédios declarou que “essa vitória representa o reconhecimento do meu papel como mulher, médica infectologista, professora e pesquisadora da Universidade Federal do Maranhão. Nessa pandemia, o caminho tem sido árduo, com muito sofrimento e superação. Precisei, além do esforço, de entusiasmo para chegar até aqui. Estou muito feliz por ter sido uma das quatro brasileiras contempladas com a Premiação do BRICS Women’s Innovation Competition Award 2022.”

Quando o coronavírus chegou no Maranhão, não diferente do restante do país, foram evidenciadas muitas situações de violações de direitos como além da desproporcionalidade de tratamento médico entre ricos e pobres, brancos e negros. A Sociedade Maranhense de Direitos Humanos elaborou um protocolo sanitário com orientações da infectologista maranhense pensando na segurança de atividades emergenciais que precisaram ser feitas presencialmente nesse período pandêmico. Além disso, a SMDH fez homenagem à médica pela sua determinação na luta em defesa dos direitos humanos e da vida em 2020 e 2021 com o “Reconhecimento do empenho e compromisso com a luta em defesa da vida contra a pandemia da COVID-19”.

Maria dos Remédios vem realizando, em meio à pandemia do novo coronavírus, um importante trabalho educativo com orientações e práticas necessárias sobre cuidados. Participou de lives, programas de TV, Rádio e lançou um portal que se tornou fonte para informações seguras. No site podemos encontrar conteúdos explicativos e de fácil compreensão para o público geral. Lá ela fala sobre o coronavírus e outras doenças infecciosas que impactam profundamente a saúde no Brasil, como dengue, Zika e Chikungunya. Acesse: https://mariadosremedios.com.br/   

Fontes:

https://portuguese.cri.cn/news/world/408/20220615/764281.html

https://youtube.com/channel/UCvFYtaULS29c_cGlerYB4nQ

instagram.com/sitemariadosremedios/

ola@mariadosremedios.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *