Compromisso Contra a Violência no Campo
A Campanha Nacional Contra a Violência no Campo, em parceria com a Campanha A Vida por Um Fio, convida candidatos e candidatas de todo o Brasil a assinarem uma carta-compromisso que visa combater os diversos tipos de violência enfrentados pelos povos do campo, das águas e das florestas, assim como a proteger os defensores e defensoras dos direitos humanos.
A iniciativa busca mobilizar os que aspiram a mandatos eletivos, ressaltando a importância de um compromisso firme e ativo no enfrentamento da violência que assola essas comunidades. O manifesto que acompanha a carta destaca que, segundo dados do caderno Conflitos no Campo 2023, foram registrados 2.203 conflitos no país, sendo 1.588 relacionados à posse de terra, 251 conflitos trabalhistas, 225 por água e 3 classificados como outros, envolvendo quase 1 milhão de pessoas. Muitas lideranças comunitárias que integram esses conflitos estão cadastradas nos Programas de Proteção a Defensores e Defensoras de Direitos Humanos, com a equipe federal atualmente acompanhando mais de 400 pessoas.
A violência, conforme destacado no manifesto, se materializa não apenas nos municípios onde os territórios estão localizados, mas afeta toda a população, especialmente crianças, jovens, idosos e mulheres. Enfrentar e superar essa violência requer articulação e unidade entre as várias frentes de resistência e na defesa da vida.
O documento conclama os candidatos e candidatas a assumirem o compromisso de combater a violência no campo e priorizar a defesa da vida em seus municípios. Isso inclui a proposição, implementação e fiscalização de leis e programas que fortaleçam as redes de proteção para defensores e defensoras de direitos humanos, além de uma articulação eficaz das políticas federais e estaduais existentes que promovam ações contra grupos que ameaçam a vida de pessoas e comunidades.
As Campanhas Nacional Contra a Violência no Campo e A Vida por Um Fio são iniciativas da sociedade civil que exigem ações e políticas públicas por parte do Estado para garantir a proteção dos defensores de direitos humanos e o fim da violência no campo, contribuindo para processos de resistência das comunidades.
Para os candidatos e candidatas dispostos a assumir publicamente esse compromisso, a carta-compromisso está disponível para download. Basta baixar o arquivo, imprimi-lo, assiná-lo, digitalizá-lo e enviá-lo para o endereço digital indicado na parte inferior do documento.
Fonte: Brasil de Fato