Encontro reuniu lideranças e entidades populares da região do Baixo Parnaíba no Maranhão

Entre os dias 17 e 21 de fevereiro de 2025, a cidade de Duque Bacelar sediou a Caravana Regional de Direitos Humanos – Projeto Político Popular com Direitos Humanos, Democracia e Bem Viver, que reuniu comunidades e organizações sociais em um grande movimento de resistência e esperança, pautado pelo lema: “Unir! Lutar! Construir poder popular!”.
A caravana em fevereiro é uma culminância de uma construção coletiva em parceria com o Fórum em Defesa da Vida do Baixo Parnaíba Maranhense, que teve início ainda em 2024, com reuniões preparatórias, mobilização de organizações da sociedade civil, ampla divulgação nos territórios e a realização de uma pré-caravana em novembro do ano passado. O objetivo é disseminar a educação, articulação e mobilização em direitos humanos, a partir das lutas concretas e de normas legais nacionais e internacionais, fortalecer a mobilização dos grupos e comunidades e refletir sobre o papel do poder público na construção do Projeto Político Popular com Direitos Humanos, Democracia e Bem Viver.
Durante a caravana, diversas atividades foram realizadas, reforçando o compromisso com a defesa dos direitos humanos. Oficinas voltadas para jovens das comunidades proporcionaram espaços de aprendizado e troca de experiências. Além disso, foram promovidos intercâmbios entre grupos que enfrentam desafios relacionados a conflitos fundiários, além de visitas a comunidades impactadas pela contaminação e pelo uso da pulverização aérea de agrotóxicos.
Um dos momentos mais marcantes da programação foi a missão popular no bairro João Furtado, onde moradores e representantes da sociedade civil se reuniram para debater problemas urgentes que afetam o dia a dia da população. O encontro destacou a importância da escuta ativa e da construção coletiva de soluções. Outro destaque foi a Assembleia Popular que discutiu parâmetros para as políticas fundiárias, e os diálogos estabelecidos com o Prefeito de Duque Bacelar e a ocupação da tribuna da Câmara de Vereadores com a proposição das pautas debatidas na caravana.
A iniciativa foi promovida pela Sociedade Maranhense de Direitos Humanos (SMDH), em parceria com o Fórum em Defesa da Vida do Baixo Parnaíba Maranhense por meio de suas demais filiadas como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), a Paróquia São José, o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Duque Bacelar, o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (STTR) de Coelho Neto e Associação Bacelarense de Proteção ao Meio Ambiente (ABAMA), além das comunidades Cacimba do Boi, Caxingó e o Acampamento Maria Aragão.








Veja abaixo o que foi realizado nos cinco dias de Caravana:
17.02 – Recepção e Acolhida dos Caravaneiros e Caravaneiras para aprofundamento do tema e alinhamento sobre a programação que seria realizada nos dias decorrentes.
18.02 – Pela manhã, Diálogo da Pauta Agrária da Região entre lideranças comunitárias, representantes de organizações com a SEDIHPOP e COECV. Já no turno da tarde, foi realizada a Assembleia Popular, com o objetivo de construir parâmetros para políticas públicas nas lutas por terra e território e a reunião do Observatório da Violência no Baixo Parnaíba, onde representantes das comunidades locais se reuniram para discutir e analisar os dados de violência da região.
19.02 – No período da manhã, foram realizadas atividades paralelas. Pela manhã, Missão Popular no bairro João Furtado, em Duque Bacelar, onde se dialogou com os moradores sobre direitos humanos e as violações vivenciadas por eles. Na ocasião, foram distribuídos panfletos com a Declaração Universal Popular, traduzida pelo Frei Betto. Ainda pela manhã, foi realizada uma oficina sobre Comunicação Segura para defensores de Direitos Humanos. À tarde, foi realizada uma Oficina com a juventude sobre Violência, Direitos Humanos e Fake News na comunidade do Boqueirão e ao longo do dia, aconteceu o encontro do Fórum em Defesa da Vida no Baixo Parnaíba Maranhense.
20.02 – Foi realizado na comunidade Centro dos Lopes o Intercâmbio de Experiências Comunitárias de Resistências em que defensores de direitos humanos de diferentes comunidades partilharam vivências e estratégias de luta e resistência em seus territórios.
21.02 – No período da manhã, a comissão organizadora da Caravana Regional em Duque Bacelar teve duas agendas institucionais importantes: diálogo com o Prefeito Municipal de Duque Bacelar e uso da tribuna livre na câmara municipal. À tarde, a comissão reuniu-se para avaliar os 5 dias de atividades e dar encaminhamento às ações.