Diálogo entre saberes debate segurança pública, religiosidade e resistências dos Povos de Terreiro

Diálogo entre saberes debate segurança pública, religiosidade e resistências dos Povos de Terreiro

No dia 8 de maio de 2025 (quinta-feira), das 18h às 20h, acontece o encontro virtual “Tecendo Redes Insurgentes – Diálogos com o Segmento Povos de Terreiro”, promovido pelo Grupo Animador dos Parâmetros para o Desencarceramento no Estado do Maranhão. A proposta é reunir vozes potentes para refletir sobre as violências produzidas pelo sistema de segurança pública e prisional, especialmente sobre como elas atravessam a vida de integrantes das religiões de matriz africana.

O evento será realizado online via Google Meet, com link enviado por e-mail aos inscritos. As inscrições podem ser feitas pelo formulário abaixo. 

https://forms.gle/Px13KJjGUq32WkJh9

Entre as pessoas convidadas para conduzir o diálogo estão:

  1. Mãe Nonata da Oxum: Coordenadora do Fórum Estadual de Mulheres de Axé RENAFRO-MA. Yalorixá do Terreiro Nossa Senhora da Vitória – Casa de Xangô com Oxum, com forte atuação na valorização das tradições de matriz africana e na articulação de mulheres de axé no Maranhão.
  1. Fernando Salazar: Terecôzeiro e filho de santo da Tenda Nossa Senhora da Conceição. Psicólogo (CRP-22/07136) e graduando em História pela UEMA. Pesquisador afroperiférico, com foco na análise dos pensamentos africanos e nos estudos voltados à população negra periférica.

O encontro se propõe a ser um espaço de escuta e construção coletiva, guiado por questões como:

  1. De que formas as abordagens da segurança pública e do sistema prisional atravessam a vida dos Povos de Terreiro?
  1. Quais caminhos são possíveis para uma política de segurança mais humanizada?
  1. Como garantir justiça em casos de violência religiosa?

O convite está aberto a todas as pessoas interessadas em contribuir com experiências e fortalecer redes de resistência.

Veja também as outras notícias que estão disponíveis no site