Equipe do GTT Sales Pimenta e MDH visitam São Luís para elaboração de Plano Nacional de Proteção
No dia 25 de abril, uma equipe do Grupo de Trabalho Técnico Sales Pimenta e do Ministério de Direitos Humanos e Cidadania estará em São Luís. Este grupo de trabalho foi criado como resultado de uma ação judicial coordenada por diversas organizações da sociedade civil, incluindo a Sociedade Maranhense de Direitos Humanos – SMDH, com o objetivo de elaborar um Plano Nacional de Proteção para Defensores e Defensoras de Direitos Humanos em todo o país que estejam enfrentando riscos e ameaças devido à sua atuação em prol dos direitos humanos.
Portanto, é uma oportunidade para promover uma escuta ativa dos defensores e defensoras em proteção durante a visita da equipe a São Luís.
Teremos uma boa oportunidade de expressar demandas e sugestões para o programa de proteção, segurança pública e políticas públicas que visam proteger seus territórios, organizações e vidas. Essas contribuições serão fundamentais para a elaboração do plano nacional de proteção aos defensores e defensoras de direitos humanos.
Neste contexto de escuta ativa, foram selecionados 25 defensores/as em proteção, representando 25% do total de 107 pessoas incluídas no programa, abrangendo 38 casos, dos quais 31 são mulheres e 76 homens. É uma oportunidade valiosa para que suas vozes sejam ouvidas e suas necessidades sejam consideradas na construção de políticas eficazes de proteção.
✊ #SMDH #GrupoDeTrabalhoSalesPimenta #DireitosHumanos #Maranhão #DefensoresDeDireitosHumanos.