Joãozinho Ribeiro recebe hoje (11) Medalha Maria Firmina dos Reis, em Guimarães

O poeta e compositor Joãozinho Ribeiro. Foto: divulgação

O poeta e compositor Joãozinho Ribeiro é um dos agraciados com a comenda Maria Firmina dos Reis, outorgada pela Prefeitura Municipal de Guimarães a personalidades com relevante destaque na promoção da cultura maranhense.

A comenda leva o nome da filha ilustre do município, mulher negra, primeira professora admitida no serviço público do Maranhão e primeira romancista, autora de “Úrsula”, considerado o primeiro romance abolicionista da literatura brasileira.

Joãozinho Ribeiro é sócio da Sociedade Maranhense de Direitos Humanos (SMDH) e recebe a comenda por “Boi de Quarentena”, toada composta à época da pandemia de covid-19, composição em parceria com Cesar Teixeira, Chico Saldanha, Josias Sobrinho e Zeca Baleiro.

O município de Guimarães, no litoral maranhense, é conhecido pela beleza de suas praias e por ser o berço do sotaque de zabumba do bumba meu boi, também conhecido como sotaque de Guimarães. É também a terra do compositor Lopes Bogéa (1926-2004), outro homenageado com a medalha Maria Firmina dos Reis, no ato representado por sua filha Heleudes Bogéa, que administra o espólio do pai.

A entrega das medalhas acontecerá às 19h, no Auditório Professora Antonina Silva, na Rua Dias Vieira, em Guimarães.