Prêmio Estevão Rafael de Carvalho: jovens redatores debatem segurança pública e direitos humanos

Em meio à Caravana Anual de Direitos Humanos, realizada de 08 a 12 de dezembro, a cerimônia de premiação do Concurso Estevão Rafael de Carvalho celebrou, no dia 12, a produção textual de jovens maranhenses e do Distrito Federal, estimulando o debate sobre a política de segurança pública e o respeito aos direitos humanos.

O concurso, uma iniciativa da Sociedade Maranhense de Direitos Humanos, busca estimular a produção de conhecimento e a participação cidadã, além de homenagear o jornalista maranhense Rafael Estevão de Carvalho.

Os participantes foram desafiados a refletir sobre temas cruciais como a relação entre a política de segurança pública e os direitos humanos, bem como os desafios para a implementação de políticas de desencarceramento no Maranhão.

Para estudantes do ensino médio, na modalidade redação, o tema foi: A Política de Segurança Pública e o respeito aos Direitos Humanos: desafios entre a realidade e a segurança pública que queremos. Já para os estudantes do ensino superior, na modalidade artigo, o tema proposto foi: Controle Popular da Política de Segurança Pública e encarceramento: desafios para a implementação dos parâmetros para o desencarceramento no estado do Maranhão.

Com mais de 100 trabalhos inscritos, os premiados foram:

Modalidade Ensino Médio: Álvaro José Alves,  Carlos Daniel Sousa da Silva e Karoline Alves Bezerra, 

Modalidade Ensino Superior: Arthur Gabriel Lima Pinheiro, Matheus Costa Pinheiro e Rayssa Mikaelle Lima dos Santos.

Vale destacar que a premiação não trabalhou com ranking de aprovação, foram apenas selecionados os 3 melhores em cada modalidade, de acordo com os critérios estabelecidos no edital. A modalidade de ensino médio recebeu a premiação no valor de R$500,00 (quinhentos reais) e os premiados na modalidade ensino superior receberam igualmente R$1000,00 (mil reais).