SMDH Marca Presença na Caravana de Direitos Humanos em Boa Vista
A Sociedade Maranhense de Direitos Humanos (SMDH) esteve presente na Caravana de Direitos Humanos, realizada em Boa Vista – RR, nos dias 16 e 17 de agosto. A ação é rorganizada pelo Comitê Xapiri pela SMDH,CIMI, CPT e MNDH, trazendo como foco a discussão sobre violações e desafios enfrentados pelos direitos humanos em Roraima.
Paulo Moreira, articulador da SMDH, Projeto Defendendo Vidas, destacou a importância do apoio às comunidades ameaçadas. “Nosso enfoque é a proteção popular e a articulação em rede”, afirmou Paulo, que também mediou rodas de conversa com movimentos sociais sobre temas relevantes, como cuidado e autocuidado.
Durante a caravana, os(as) participantes tiveram a oportunidade de ouvir relatos de lideranças indígenas, incluindo o renomado xamã Davi Kopenawa. A programação incluiu uma rica variedade cultural e resultou na elaboração de uma Carta de Denúncia, que aborda as violações enfrentadas por indígenas e outros grupos vulneráveis. Evilene Paixão, uma das organizadoras da Caravana, ressaltou a gravidade da situação: “Roraima é o estado com o maior número de assassinatos de indígenas e apresenta altos índices de violência contra mulheres e crianças. Essa carta repudia e responsabiliza o Estado e parlamentares, que devem agir com firmeza para reduzir esses números, em vez de atacar grupos já fragilizados, como os que defendem os direitos indígenas”, afirmou.
A participação da SMDH na Caravana reafirma seu compromisso em fortalecer a luta pelos direitos humanos e dar visibilidade às questões críticas enfrentadas na região. Para conferir a Carta de Denúncia elaborada durante o evento, acesse AQUI
https://cimi.org.br/wp-content/uploads/2024/08/carta_repudio-comite-xapiri.pdf