39º Encontro de Lavradores e Lavradoras do Baixo Munim.

No ultimo final de semana de julho tradicionalmente aconteceu o 39º Encontro de Lavradores e Lavradoras do Baixo Munim. Desta vez o encontro foi sediado na comunidade Bom Princípio/Fim localizada no município de Morros, interior do estado do Maranhão. O encontro conta com a realização de ACR – Animação dos Cristãos no Meio Rural, parceria das comunidades do Baixo Munim além da TIJUPAH e da SMDH.

Durante os dias 27 a 30 de julho a programação foi extensa e incluiu: analise de conjuntura, estudo bíblico, troca de sementes, audiência pública com os órgãos fundiários e políticos da região, oficinas e momentos de espiritualidade. Tudo isso para cerca de 300 pessoas entre jovens, adultos, crianças e idoso que lutam pela resistência da agroecologia familiar no Baixo Munim. Além disso este ano contamos com uma novidade que foi a participação de 11 pessoas do território de Saco das Almas localizada em Brejo, com a finalidade de trocar experiencias e aprender ainda mais sobre o cuidado e trabalho na terra.   

O encontro encerrou com o encaminhamento de que o 40º ocorrerá no município de Cachoeira Grande na primeira comunidade onde o encontro foi sedeado. Além de cumprir o fortalecimento entre todos que estavam durante os 4 dias de atividade, envolvendo mais os jovens e fortalecendo o legado do trabalhador do campo.