Oficina Estadual de DDH em Marabá

Acontece, nos dias 3 e 4 de julho, na cidade de Marabá (PA), a Oficina Estadual dos Defensores e Defensoras de Direitos Humanos.

A Oficina é parte das ações dos Projetos “Defendendo Vidas e Garantindo Direitos Expropriados”, “Defensores de Direitos Humanos: Fortalecendo a Luta pelos direitos humanos em tempos de criminalização, violência e retrocessos”, “Fortalecimento do Comitê Brasileiro de Defensoras e Defensoras de Direitos Humanos e visibilidade da luta das/os Defensoras e Defensores de Direitos humanos” e “Educar e Resistir Por Direitos Humanos na Amazônia”.

Estes Projetos atuam no enfrentamento das ameaças crescentes a defensores (as) de direitos humanos no Brasil frente à ausência de regulamentação do Programa de Proteção dos Defensores e Defensoras de Direitos Humanos (PPDDH), de sua pequena abrangência, do agravamento da perseguição aos defensores (as) nesta conjuntura de fortalecimento dos setores reacionários, e dos ataques às conquistas sociais e desestruturação do Estado de Direito.

O objetivo da Oficina é fortalecer a luta em defesa dos direitos humanos, contribuindo na construção de alternativas para dar visibilidade às crescentes ameaças que se intensificam no momento atual; garantir a defesa daquelas e daqueles que lutam por direitos; enfrentar a criminalização dos movimentos sociais e, finalmente, fortalecer a rede de solidariedade às defensoras e defensores no Estado do Pará.

A iniciativa é das organizações Terra de Direitos, Sociedade Maranhense de Direitos Humanos, Comitê Brasileiro de Defensores e Defensoras de Direitos Humanos, Comissão Pastoral da Terra, o Conselho Indigenista Missionário, Sociedade Paraense de Direitos Humanos e Laboratório de Justiça Global e Educação em Direitos Humanos na Amazônia – Lajusa.

A Oficina Estadual será um importante espaço para o debate, reflexão, troca de experiências e consolidação de uma rede de solidariedade ainda mais forte para o enfrentamento diante da atual conjuntura.

Deixe um comentário