Primeiro módulo dos cursos APD e APC promove multiplicações sobre direitos humanos e justiça criminal no Brasil

Primeiro módulo dos cursos APD e APC promove multiplicações sobre direitos humanos e justiça criminal no Brasil

O primeiro módulo dos cursos APD e APC da SMDH reuniu participantes para debates sobre direitos humanos, justiça criminal e comunicação. Atualmente, os cursos estão na etapa de intermódulo, com atividades práticas em andamento. O próximo módulo acontece em outubro de 2025.

Nos dias 22 e 23 de agosto de 2025, a Sociedade Maranhense de Direitos Humanos realizou o primeiro módulo dos cursos de Agentes Populares de Direito (APD) e Agentes Populares de Comunicação (APC), reunindo participantes com o objetivo de fortalecer o controle social sobre políticas de segurança pública e justiça criminal. Esses cursos integram o Projeto ‘Fortalecendo o controle popular frente à seletividade penal’, uma iniciativa da SMDH voltada para capacitar sujeitos historicamente marginalizados, fortalecendo seu protagonismo diante de um sistema de justiça marcado por desigualdades estruturais, racismo e violência institucional.

No curso APD, o sistema de justiça criminal foi discutido sob a ótica da criminologia crítica,  explorando principalmente temas como violência policial e  seletividade penal.  Foram utilizadas atividades práticas e estudos de casos reais, para fomentar os debates, durante os quais os participantes puderam analisar como fatores como cor, classe social e território influenciam abordagens policiais e decisões judiciais.

Já o APC abordou a relação entre comunicação, narrativas e poder. Os participantes exploraram como as mídias moldam percepções da sociedade moldam percepções sobre crime, punição e violência institucional. Dinâmicas em grupo permitiram analisar narrativas predominantes e refletir sobre o impacto de fatores como racismo estrutural, censura e influência econômica na produção de informação.

Atualmente, os cursos estão na etapa de intermódulo, na qual os participantes realizam atividades complementares e aplicam os aprendizados do primeiro módulo em suas comunidades.

O próximo módulo está previsto para outubro de 2025, dando continuidade à formação e ampliando a rede de agentes populares engajados na promoção dos direitos humanos.

+ Notícias

plugins premium WordPress