Por Marcos Aranha
BRASÍLIA – Aconteceu neste sábado (11.10), no Sindicato dos Professores no Distrito Federal (SINPRO-DF), em Brasília, a plenária da Frente Brasil Popular no Distrito Federal. Participaram a Sociedade Maranhense de Direitos Humanos – SMDH e centrais sindicais, sindicatos, partidos e movimentos sociais, dentre os quais o MST, que compõem a Frente. A plenária foi um espaço para avaliar as lutas recentes, e definir as prioridades de ação para os próximos meses.

Na ocasião, a advogada Jô Gamba, militante da SMDH, destacou que as mobilizações recentes contra o ‘PL da Blindagem’ revelaram uma mensagem unificadora, de que a população rejeita a seletividade penal.
Em 10 de dezembro, quando celebramos o dia dos Direitos Humanos e neste ano será realizada a 13* Conferência Nacional de Direitos Humanos em Brasília, a SMDH é demais movimentos que lutam pelos direitos humanos estará realizando a sua Caravana Anual, com várias atividades, dentre as quais o DIA DH com a realização de um teatro oficina em marcha, o qual apresentará nossas reivindicações por uma sociedade com democracia e poder popular.
Um pouco antes, no final de novembro, acontecerá a Caravana Distrital de Direitos Humanos na região administrativa Sol Nascente. O objetivo das caravanas é favorecer, nos territórios, a criação de uma ambiência favorável aos direitos humanos, com atividades formativas e culturais, conquistando mentes e corações para a luta coletiva que é o que nos une”, informou a advogada.
Segundo Marco Baratto, dirigente do MST no DF, a Frente Brasil Popular, articulando um conjunto de organizações que têm peso histórico na luta política brasileira, tem cumprido um papel muito importante, sobretudo nos processos de resistência à extrema direita, nos últimos dez anos. E, reafirma: “A gente precisa definir linhas de ação, e definir um processo organizativo que avance para além do nosso campo e das organizações que estão aqui. É necessário debater, ir para a periferia, discutir com o povo, destacou o dirigente do MST.
Ao final da plenária, foi apresentada uma sistematização das propostas elencadas, incluindo a caravana de direitos humanos em Sol Nascente na agenda da Frente Brasil Popular.

FRENTE BRASIL POPULAR – A Frente Brasil Popular (FBP) é uma articulação de movimentos sociais, sindicais e partidos políticos. Foi criada em 2015, em um contexto de crise política no país, com o objetivo de unificar forças para defender a democracia e a soberania nacional, além de lutar por reformas estruturais e populares. A FBP nasceu como uma resposta à crise política e aos ataques à democracia que ocorreram no Brasil a partir de 2015.