Prêmio de Produção Textual “Rafael Estevão de Carvalho”

A 10° edição do Prêmio de Produção Textual “Rafael Estevão de Carvalho” está com inscrições abertas. Com o tema “O Encarceramento em massa e os impactos para a construção de uma sociedade baseada no bem viver“, o prêmio busca incentivar a reflexão e o debate, junto aos estudantes e à sociedade em geral no que tange aos direitos humanos.

Nesse contexto, a décima edição do Prêmio de Produção Textual “Rafael Estevão de Carvalho” busca estimular a produção de textos que abordem as implicações do encarceramento em massa e os desafios para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária. Os participantes podem explorar diferentes perspectivas, como os impactos na vida das pessoas encarceradas, suas famílias, a segurança pública, o sistema de justiça criminal, a participação popular e as políticas públicas.

Os textos devem ser inéditos para as duas modalidades: redação e artigos. Podem participar do prêmio estudantes devidamente matriculados e cursando o ensino médio em instituições sediadas no estado do Maranhão e estudantes de graduação em instituições sediadas no estado do Maranhão e no Distrito Federal. As inscrições podem ser feitas online até o dia 10 de novembro.

As melhores produções em cada modalidade receberão premiação em dinheiro e terão seus textos publicados em edição especial da Revista Catarina. Além disso, o prêmio oferece uma oportunidade de contribuir para o debate público e para um dos problemas mais complexos da sociedade.

O Prêmio de Produção Textual “Rafael Estevão de Carvalho” é uma iniciativa da SMDH que visa honrar a memória de Rafael Estevão de Carvalho, um jornalista maranhense que, apesar das perseguições políticas, colocou sua pena a serviço do movimento conhecido como Balaiada (1838-1841), através do jornal “Bem-te-vi”, como também era conhecido. Sua trajetória inspiradora serve como exemplo para todos aqueles que desejam contribuir para a construção de uma sociedade baseada no bem viver.

Confira o edital